terça-feira, 21 de abril de 2009

5 estratégias de blogueiros de topo, para a produção de conteúdos para o seu blog!

Posted: 21 Apr 2009 10:27 AM PDT

Regra geral, quando estou inspirado para escrever aqui no blog, geralmente acabo por escrever conteúdos de grandes dimensões, repletos de informação que considero importante para o leitor. Já tentei por diversas vezes escrever conteúdos relativamente mais pequenos, mas a verdade é que para o fazer acabo sempre por deixar algum conteúdo de lado, o que considero uma falha que não compensa nem de perto, nem de longe, tanto o blog como o leitor. Mas, tal como em tudo na vida, o estilo de escrita depende de blogueiro para blogueiro.

Ao longo dos últimos 2 anos tenho lido centenas e centenas de blogs diariamente, e uma das coisas que reparei rapidamente, é que os blogueiros chamados ‘de topo’, reunem quase sempre características semelhantes e inerentes a todos eles. São aquilo a que chamo as estratégias de topo para a produção de conteúdos de grande qualidade para blogs.
Obviamente que estas estratégias não são regra para nenhum blogueiro, mas são uma oportunidade para você rever a forma como apresenta as suas ideias e também a forma como aplica o seu conhecimento, diariamente, no seu blog.

estratégias

1. ARTIGOS LONGOS E PROFUNDOS
Os artigos com mais de 1000 palavras são geralmente os chamados artigos pilares de um blog. Eles reunem uma série de informação e conhecimento de qualidade, e são resultado de várias horas de trabalho. Existem muitos blogueiros que evitam criar 3 ou 4 artigos pequeno numa série de artigos relacionados, e aproveitam para reunir todo o conteúdo num único artigo, tornando-o um canal mais importante de informação, inclusivamente mais autoritário ao nível das mídia sociais.

Geralmente este tipo de conteúdo atrai mais links, mais comentários e mais notariedade nas redes sociais. Estes tipo de conteúdos mais concisos, objectivos e profundos, faz com que o leitor sinta necessidade de participar com a sua opinião, ao mesmo tempo que pensa mais profundamente sobre a matéria em questão.

Infelizmente, produzir conteúdos deste tipo com grande regularidade é um processo desgastante e bastante complicado de atingir. Muitas vezes você irá dar de caras com uma enorme dificuldade em construir artigos de grandes dimensões, sendo que provavelmente também terá dias em que a falta de imaginação não o ajudará a projectar-se na blogosfera.
Tenha sempre noção de que só valerá a pena escrever um artigo de grandes dimensões caso você tenha conteúdo e conhecimento para lhe acrescentar. Escrever só por escrever nunca foi, e díficil é uma solução.

2. ESCREVER TODOS OS DIAS SEM INTERRUPÇÕES
Regra geral um blogueiro que produz conteúdo de qualidade todos os dias sem excepção, rapidamente se torna no centro das atenções. Isso acontece por diversos motivos, mas acima de tudo porque estes blogueiros têm a capacidade de estar constantemente a estimular os seus leitores com novas ideias e conteúdos de grande qualidade. São blogueiros destinados ao sucesso!

Escrever muitos conteúdos tem a grande vantagem dos motores de busca associada. Além de estar a estimular os seus leitores regularmente, o facto de escrever muito obriga a que os motores de busca estejam constantemente a visitar o seu blog à procura dos novos conteúdos para indexar. Isso aumenta drasticamente a taxa de crawling do blog, bem como permite uma maior e mais rápida indexação nos motores de busca.

Uma das grandes desvantagens por detrás deste sistema de blogging extremamente activo, é a dificuldade que você terá para gerir o blog aquando das suas férias por exemplo. A única solução parte exclusivamente pela produção de conteúdo e agendamento, de forma a que você possa estar de férias, descansado, ao mesmo tempo que o seu blog vai debitando novos artigos diariamente. Para quem tem dificuldades e falta de imaginação, esta táctica será provavelmente muito arriscada.

3. MUITOS ARTIGOS PEQUENOS POR DIA
Geralmente este tipo de estratégia está associada aos blogs relacionados com notícias, tecnologia, entre outros. É um estilo de participação muito peculiar, que obriga o blogueiro a escrever vários artigos por dia, de pequenas dimensões. Há blogueiros que conseguem escrever entre 5 e 20 artigos novos por dia.

Esta estratégia de produção de conteúdos geralmente obriga a que os seus leitores visitem o seu blog várias vezes aos dia, sob pena de perder o combóio das actualizações. Isso faz também com que a taxa de subscrição ao blog seja mais agressiva e eficiente.

Infelizmente este tipo de estratégia obriga a um desgaste muito grande ao nível da investigação, e da procura constante de conteúdos interessantes para lançar na blogosfera. O que acontece também a quem escreve múltiplos conteúdos deste tipo, é que a grande maioria deles peca pela falta de originalidade e pela falta de um tacto próprio.

4. CONVIDE OUTROS AUTORES PARA ESCREVER
Existem inúmeros blogueiros que nos dias de hoje convidam outros autores para escreverem regularmente nos seus blogs. Há também quem pague a determinados autores pelos seus conteúdos. Ainda assim, regra geral, o autor do blog escreve sempre mais que todos os outros autores participantes.

Geralmente este tipo de estratégia é posta em marcha quando o autor do blog pretende libertar-se para desenvolver novos projectos. Há muitos blogueiros que conseguem recepcionar muitos guest-posts graças à quantidade de tráfego que o seu blog, não tendo de gastar um único cêntimo com a integração da estratégia. No entanto, existem muitos outros que pretendem construir credibilidade e acabam por investir em produtores de conteúdos profissionais.

Um dos maiores problemas associados a um blog multi-autor é o facto de este rapidamente deixar de pensar a ’si’ e passar a ser um blog de vários autores. Independentemente de tudo o que você escreve, os seus leitores identificam-se essencialmente consigo e com a sua imagem, pelo que é importante ir mantendo uma regularidade na forma como você participa no seu blog. Nunca deverá descurar a sua participação, que deverá ser activa e de presença regular.

5. ARTIGOS COM VISTA ÀS MÍDIAS SOCIAIS
São vários os blogueiros de sucesso que nos dias de hoje produzem conteúdos direccionados para as mídias sociais. Geralmente são artigos em formato de listas ou dicas, sendo na sua grande maioria compilações de informação extremamente interessante e de assimilação rápida. Este tipo de artigos é extremamente forte ao nível das redes sociais e consegue direccionar grandes quantidades de tráfego.

Existem alguns problemas associados a este tipo de conteúdos, sendo que estes acabam por se tornam muito impessoais e regra geral muito repetitivos. No entanto, são excelentes direccionadores de tráfego.
Tal como acontece com tudo o que passa nas redes sociais, nem sempre é líquido que aquilo que desenvolva se torne um ‘hit’ ao nível das redes sociais.

É importante não estar constantemente a escrever conteúdos com vista às redes sociais. Além de massar os seus leitores, irá rapidamente descredibilizar o seu blog e a sua imagem, que poderá ser colocada em causa em troca de tráfego, ao invés de na construção de uma comunidade de qualidade e baseada em experiências pessoais.

 

É IMPORTANTE TRABALHAR ARDUAMENTE!
Nenhuma destas estratégias de topo é na verdade um segredo ou uma arte ao alcance de poucos blogueiros. Elas são na verdade estratégias que resultam de muito trabalho e dedicação.
Se pretende elevar o seu blog a um nível superior, deverá sempre ter em mente que a dedicação, perseverança e paciencia, são as chaves para o sucesso!

Aproveitando o tópico, qual é a sua estratégia ideal para gerir um blog de topo?

Até Já!


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10 formas de usar o Twitter para criar uma comunidade em torno do seu blog

Posted: 20 Apr 2009 12:28 PM PDT

Independentemente da área de qualquer blog ou do perfil de qualquer webmaster, é unânime que todos os empreendedores online gostam de criar comunidades em torno dos seus projectos. No entanto, criar uma comunidade em torno de um blog é um processo extremamente exaustivo e que exige reunir uma série de pessoas interessadas nos conteúdos que você escreve, e também na política de funcionamento do seu blog.
No entanto, existem ferramentas online que tornam este tipo de criação comunitária mais simples, como por exemplo os Fórums de discussão, o Email, as redes sociais, entre outros.

O Twitter é actualmente uma das ferramentas sociais mais poderosas do mercado e posiciona-se como uma oportunidade única para a grande maioria dos blogueiros que tenham capacidade de reconhecer o seu valor e aproveitar esse potencial a favor do seu blog. Hoje vamos analisar de que forma o Twitter poderá ser utilizado para direccionar novos leitores e criar um sentido de comunidade único num blog.

twittosfera

1. FAÇA QUESTÕES AOS SEUS SEGUIDORES
É extremamente importante criar um laço e um contacto recorrente com as pessoas que o seguem diariamente. Isso implica questioná-las sobre os conteúdos que você publica, publicou ou pretende publicar, sobre situações mundanas e do dia-a-dia, sobre algo que lhe interesse, ou simplesmente por cortesia. Tendo em conta que o Twitter está limitado a 140 caracteres, é importante que você seja extremamente conciso e directo nas suas questões.

2. RESPONDA AOS PEDIDOS DOS SEUS SEGUIDORES
Existem inúmeras vantagens em responder aos Tweets e mensagens privadas que os seus seguidores lhe deixam diariamente no Twitter. Além de os Tweets serem visiveis a toda a comunidade, eles criar um espirito de entreajuda e empreendimento em torno do seu blog e dos seus frequentadores.
Deixar um seguidor sem resposta é praticamente o mesmo que não responder aos comentários do seu blog, ou seja, a carga de participação dos leitores diminui, e isso agrava o crescimento da sua comunidade.

3. PARTILHE LINKS E ARTIGOS
Uma das coisas que geralmente acontece com os utilizadores do Twitter, é que estes resumem-se a utilizá-lo para proveito próprio e nada mais. Utilizar o Twitter significa não só partilhar os seus links e conteúdos, como também partilhar outras páginas e artigos de outros blogueiros e websites. No seu dia-a-dia e conforme estiver a navegar, vá partilhando com os seus seguidores tudo aquilo que considera interessante e uma mais-valia para eles.

4. CRIE UMA HASHTAG SÓ PARA SI
As hashtags entraram na moda do Twitter como uma forma de sectorizar determinados tweets sobre determinados assuntos. Torna-se portanto interessante criar hashtags específicas como por exemplo #dinheiro, nas quais você encoraja os seus seguidores a deixarem links para sites e blogs sobre dinheiro e/ou temas relacionados. O mesmo se poderia aplicar a outras áreas como os automóveis, a tecnologia, ou a política.

5. MONITORIZE A ACTIVIDADE DO TWITTER
Através do Twitter Search é possível encontrar todos os assuntos debatidos sobre determinados temas ou palavras-chave. Isso dá-lhe a possibilidade de encontrar por exemplo blogueiros com dúvidas em determinadas áreas que você cobre, os quais você poderá ajudar activamente.
Isso ajuda-o não só a manter-se atento ao que vai sendo publicado diariamente no Twitter, como também a encontrar novos leitores para o seu blog e novos seguidores para o seu Twitter.

6. PARTILHE UM POUCO DA SUA VIDA PRIVADA
As grandes celebridades são geralmente aquele tipo de pessoas sobre as quais poucos ou ninguém sabe nada em termos de vida privada. Você enquanto blogueiro, é uma celebridade perante os seus leitores e seguidores, o que faz com que estes tenham interesse e vontade de saber um pouco mais sobre a sua vida íntima e o seu dia-a-dia. De vez em quando torne o seu Twitter mais pessoal e acessível, partilhando pequenos pormenores da sua rotina, dos seus gostos ou de situações que lhe aconteceram ou estão prestes a acontecer.

7. FAÇA UM CONCURSO NO SEU TWITTER
Uma das formas de levar o Twitter a outro nível é lançar um concurso no seu blog que envolva a sua conta e os seus seguidores do Twitter. Uma forma de o fazer facilmente poderá ser através da obrigação de o seguir no Twitter, para entrar em concurso, ou então através do lançamento de perguntas períodicas e/ou códidos promocionais, na sua conta do Twitter. Isso obriga a que os seus seguidores se mantenham forçosamente atentos ao que você escreve, aumentando também a probabilidade angariação de novos subscritores.

8. FAÇA RETWEETS FREQUENTEMENTE
Fazer um retweet é reenviar para todos os seus seguidores um Tweet que um outro utilizador deu sobre uma determinada matéria que você achou interessante. Além de manter os créditos, retweetar é uma forma de credibilizar outros autores e utilizadores do twitter, ao mesmo tempo que vai dando a conhecer esses mesmos autores ao seu próprio público.
Este tipo de atitude geralmente abana mais com a Twittosfera ao mesmo tempo que o ajuda a criar laços e credibilidade junto dos seus seguidores também.

9. OFEREÇA VALOR ACRESCENTADO
Obviamente que é importante oferecer sempre valor acrescentado tanto aos seus seguidores do Twitter como aos leitores do seu blog. Ensine-os a fazer algo que estes não saibam fazer, ajude-os a ultrapassar uma barreira ou um problema, ofereça-lhes mais. Este tipo de altruismo e ajuda contínua irão ajudá-lo a criar um estatuto e uma credibilidade na twittosfera, ao mesmo tempo que os seus seguidores se vão identificando cada vez mais com a sua personalidade.

10. DEIXE QUE OS SEUS SEGUIDORES SE EXPRIMAM
Deixar os seus seguidores exprimir a sua vontade é uma forma extremamente importante de lhes conferir credibilidade e crédito em determinados assuntos e matérias. Se pretende manter a sua audiência por muito tempo, é crucial deixar os seus seguidores falar e expressar as suas vontades, ainda que estas estejam claramente em desacordo com os seus ideiais. Nem todos pensam da mesma forma, correcto?

 

Tendo em conta o ponto nº10 deste artigo, aproveito para lhe pedir que deixe o seu comentário com a sua opinião acerca do Twitter e da capacidade que este tem de criar comunidades em torno de blogs. Será que tem? Será que não tem? Será uma perda de tempo? Será a revolução nas mídias sociais?

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Até Já!


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