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5 estratégias de blogueiros de topo, para a produção de conteúdos para o seu blog! Posted: 21 Apr 2009 10:27 AM PDT Regra geral, quando estou inspirado para escrever aqui no blog, geralmente acabo por escrever conteúdos de grandes dimensões, repletos de informação que considero importante para o leitor. Já tentei por diversas vezes escrever conteúdos relativamente mais pequenos, mas a verdade é que para o fazer acabo sempre por deixar algum conteúdo de lado, o que considero uma falha que não compensa nem de perto, nem de longe, tanto o blog como o leitor. Mas, tal como em tudo na vida, o estilo de escrita depende de blogueiro para blogueiro. Ao longo dos últimos 2 anos tenho lido centenas e centenas de blogs diariamente, e uma das coisas que reparei rapidamente, é que os blogueiros chamados ‘de topo’, reunem quase sempre características semelhantes e inerentes a todos eles. São aquilo a que chamo as estratégias de topo para a produção de conteúdos de grande qualidade para blogs. 1. ARTIGOS LONGOS E PROFUNDOS Geralmente este tipo de conteúdo atrai mais links, mais comentários e mais notariedade nas redes sociais. Estes tipo de conteúdos mais concisos, objectivos e profundos, faz com que o leitor sinta necessidade de participar com a sua opinião, ao mesmo tempo que pensa mais profundamente sobre a matéria em questão. Infelizmente, produzir conteúdos deste tipo com grande regularidade é um processo desgastante e bastante complicado de atingir. Muitas vezes você irá dar de caras com uma enorme dificuldade em construir artigos de grandes dimensões, sendo que provavelmente também terá dias em que a falta de imaginação não o ajudará a projectar-se na blogosfera. 2. ESCREVER TODOS OS DIAS SEM INTERRUPÇÕES Escrever muitos conteúdos tem a grande vantagem dos motores de busca associada. Além de estar a estimular os seus leitores regularmente, o facto de escrever muito obriga a que os motores de busca estejam constantemente a visitar o seu blog à procura dos novos conteúdos para indexar. Isso aumenta drasticamente a taxa de crawling do blog, bem como permite uma maior e mais rápida indexação nos motores de busca. Uma das grandes desvantagens por detrás deste sistema de blogging extremamente activo, é a dificuldade que você terá para gerir o blog aquando das suas férias por exemplo. A única solução parte exclusivamente pela produção de conteúdo e agendamento, de forma a que você possa estar de férias, descansado, ao mesmo tempo que o seu blog vai debitando novos artigos diariamente. Para quem tem dificuldades e falta de imaginação, esta táctica será provavelmente muito arriscada. 3. MUITOS ARTIGOS PEQUENOS POR DIA Esta estratégia de produção de conteúdos geralmente obriga a que os seus leitores visitem o seu blog várias vezes aos dia, sob pena de perder o combóio das actualizações. Isso faz também com que a taxa de subscrição ao blog seja mais agressiva e eficiente. Infelizmente este tipo de estratégia obriga a um desgaste muito grande ao nível da investigação, e da procura constante de conteúdos interessantes para lançar na blogosfera. O que acontece também a quem escreve múltiplos conteúdos deste tipo, é que a grande maioria deles peca pela falta de originalidade e pela falta de um tacto próprio. 4. CONVIDE OUTROS AUTORES PARA ESCREVER Geralmente este tipo de estratégia é posta em marcha quando o autor do blog pretende libertar-se para desenvolver novos projectos. Há muitos blogueiros que conseguem recepcionar muitos guest-posts graças à quantidade de tráfego que o seu blog, não tendo de gastar um único cêntimo com a integração da estratégia. No entanto, existem muitos outros que pretendem construir credibilidade e acabam por investir em produtores de conteúdos profissionais. Um dos maiores problemas associados a um blog multi-autor é o facto de este rapidamente deixar de pensar a ’si’ e passar a ser um blog de vários autores. Independentemente de tudo o que você escreve, os seus leitores identificam-se essencialmente consigo e com a sua imagem, pelo que é importante ir mantendo uma regularidade na forma como você participa no seu blog. Nunca deverá descurar a sua participação, que deverá ser activa e de presença regular. 5. ARTIGOS COM VISTA ÀS MÍDIAS SOCIAIS Existem alguns problemas associados a este tipo de conteúdos, sendo que estes acabam por se tornam muito impessoais e regra geral muito repetitivos. No entanto, são excelentes direccionadores de tráfego. É importante não estar constantemente a escrever conteúdos com vista às redes sociais. Além de massar os seus leitores, irá rapidamente descredibilizar o seu blog e a sua imagem, que poderá ser colocada em causa em troca de tráfego, ao invés de na construção de uma comunidade de qualidade e baseada em experiências pessoais.
É IMPORTANTE TRABALHAR ARDUAMENTE! Aproveitando o tópico, qual é a sua estratégia ideal para gerir um blog de topo? Até Já!
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10 formas de usar o Twitter para criar uma comunidade em torno do seu blog Posted: 20 Apr 2009 12:28 PM PDT Independentemente da área de qualquer blog ou do perfil de qualquer webmaster, é unânime que todos os empreendedores online gostam de criar comunidades em torno dos seus projectos. No entanto, criar uma comunidade em torno de um blog é um processo extremamente exaustivo e que exige reunir uma série de pessoas interessadas nos conteúdos que você escreve, e também na política de funcionamento do seu blog. O Twitter é actualmente uma das ferramentas sociais mais poderosas do mercado e posiciona-se como uma oportunidade única para a grande maioria dos blogueiros que tenham capacidade de reconhecer o seu valor e aproveitar esse potencial a favor do seu blog. Hoje vamos analisar de que forma o Twitter poderá ser utilizado para direccionar novos leitores e criar um sentido de comunidade único num blog. 1. FAÇA QUESTÕES AOS SEUS SEGUIDORES 2. RESPONDA AOS PEDIDOS DOS SEUS SEGUIDORES 3. PARTILHE LINKS E ARTIGOS 4. CRIE UMA HASHTAG SÓ PARA SI 5. MONITORIZE A ACTIVIDADE DO TWITTER 6. PARTILHE UM POUCO DA SUA VIDA PRIVADA 7. FAÇA UM CONCURSO NO SEU TWITTER 8. FAÇA RETWEETS FREQUENTEMENTE 9. OFEREÇA VALOR ACRESCENTADO 10. DEIXE QUE OS SEUS SEGUIDORES SE EXPRIMAM
Tendo em conta o ponto nº10 deste artigo, aproveito para lhe pedir que deixe o seu comentário com a sua opinião acerca do Twitter e da capacidade que este tem de criar comunidades em torno de blogs. Será que tem? Será que não tem? Será uma perda de tempo? Será a revolução nas mídias sociais? Até Já!
Leia também estes artigos:a 10 formas de usar o Twitter para criar uma comunidade em torno do seu blog |
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