sexta-feira, 24 de abril de 2009

5 dicas para aumentar os rendimentos Adsense sem aumentar o tráfego

Posted: 24 Apr 2009 04:32 AM PDT

Ao longo dos últimos meses tenho vindo a explorar cada vez mais a competências do Adsense e a forma como este trabalha para os blogueiros. Existem inúmeras formas de utilizar o Adsense como forma de rentabilização, e na verdade, aquilo que funciona para uns, pode muito bem não funcionar para outros.
As dicas que hoje coloco aqui no blog funcionaram comigo, em determinados nichos de mercado, pelo que não têm forçosamente de funcionar consigo. A regra é sempre experimentar, testar e testar!

rendimentos adsense

1. CORES E POSICIONAMENTO
As cores e o posicionamento de anúncios Adsense é uma daquelas regras de ouro de todos os tempos. Muitas vezes lemos em blogs a importância de jogar com as cores dos anúncios e com os formatos dos mesmos, mas a verdade é que geralmente acabamos por deixar passar ao lado essa técnica de optimização.
Uma simplesmente alteração de cor ou dimensão de um banner, pode ser o suficiente para aumentar a taxa de conversão dos seus anúncios em 3 ou 4 vezes.
Experimente colocar novos tipos de anúncios, novos formatos e modificar constantemente as cores dos seus formatos, realizando testes de análise de resultados. Veja também 10 formas de posicionar os seus anúncios Adsense que realmente funcionam!

2. DATAS DIFERENTES - ANÚNCIOS DIFERENTES
Uma das formas eficientes de rentabilizar publicidade Adsense em blogs, passa por apresentar os anúncios apenas nos artigos mais antigos, por exemplo. Os artigos mais antigos são aqueles que geralmente atraiem mais tráfego dos motores de busca, sendo que os artigos recentes, geralmente são muito menos rentáveis.
Além disso, os paraquedistas que chegam ao seu blog vindos dos motores de busca, são visitantes com um enorme potencial, enquanto que os seus leitores regulares não o são.
Existem várias formas de utilizar esta técnica em website e blogs, através de código e/ou através de plugins automáticos.
Quanto mais antigo o artigo, mais publicidade você poderá colocar nele. Dessa forma você poderá libertar também os artigos mais recentes, premiando os seus leitores com uma leitura mais agradável e isenta de publicidade.

3. APRESENTAR ANÚNCIOS CONTEXTUALIZADOS
O Google tem uma tag que você poderá colocar à volta do conteúdo do seu blog que você considera mais importante. Dessa forma, você poderá dizer ao Google que ele excerto de conteúdo é o mais importante, e que portanto, o Google deverá apresentar publicidade relacionada com ele.
Isto geralmente é necessário em textos de grandes dimensões e nos quais o autor fala de várias coisas, não se repetindo, e por isso mesmo, deixando o Google desorientado face ao tipo de anúncios a apresentar.
Para fazer uso da tag, utilize o seguinte código em torno do seu texto chave:

<!– google_ad_section_start –>
Conteúdo chave do seu blog aqui no meio
<!– google_ad_section_end –>

Existem também formas de excluir determinados conteúdos da análise da publicidade, embora considere mais importante apresentar anúncios contextualizados.

4. SEO E CONTEÚDO
Outra forma de aumentar progressivamente os seus rendimentos com Google Adsense, passa pela optimização dos seus conteúdos para os motores de busca. Tendo em conta que cerca de 60% do tráfego deste blog vem dos motores de busca, torna-se extremamente importante e crucial, optimizar a publicidade e os rendimentos para esses mesmos visitantes.
Considere que os paraquedistas vindos dos motores de busca têm muito mais potencial enquanto visitantes, do que propriamente os leitores e subscritores regulares. Isto acontece, porque os paraquedistas geralmente andam à caça de informação específica, e caso não a encontrem no seu blog, a probabilidade de clicarem num anúncio contextual é muito grande. Você não ganha um visitante, mas recebe por isso.

5. APRESENTAR ANÚNCIOS EM ARTIGOS E DATAS ESPECÍFICAS
Existem muitas formas de optimizar o Adsense, mas aquele que considero provavelmente a mais rentável, é aquela que faz com que os anúncios sejam apenas apresentados a utilizadores específicos e/ou em artigos com X dias de idade. Eis algumas razões para utilizar esta estratégia:

  • Os visitantes regulares evitam ver publicidade na qual não clicam;
  • Eu próprio deixo de ver a publicidade onde também não posso clicar;
  • A publicidade é apresentada apenas aos paraquedistas vindos dos motores de busca.

Para quem tem blogs Wordpress, é extremamente simples optimizar o Adsense desta forma e através do comando get_the_time('U’) que vai buscar a data dos artigos. Depois disso, basta calcular a data que se deseja e introduzir o seguinte código no loop do seu blog Wordpress:

<?php
// get the time of the current post
$u_time = get_the_time(’U');
// reset my selector
$tooOld = 0;
// set the time selector
if ( ( time() - 1209600 ) >= $u_time ) { $tooOld = 1; } // 60*60*24*14 = 1209600 = 14 days
if ( ( time() - 15552000 ) >= $u_time ) { $tooOld = 2; } // 60*60*24*30*6 = 15552000 = 6 months
?>

Depois de ter a idade do artigo definida e seleccionada, é altura de escolher e posicionar os anúncios de acordo. Para isso, basta recorrer ao seguinte código, que deverá ser colocado onde pretende que os anúncios sejam apresentados:

<?php if( $tooOld > 0 ) { ?>
INSERIR ADSENSE AQUI PARA POSTS COM 14 DIAS OU MAIS
<?php } ?>

<?php if( $tooOld > 1 ) { ?>
INSERIR ADSENSE AQUI PARA POSTS COM 6 MESES OU MAIS
<?php } ?>

Se desejar apresentar anúncios com tamanhos diferentes em categorias diferentes, também é possível. Utilize o seguinte código:

<?php if( $tooOld > 0 && in_category( 1 ) ) { ?>
INSERIR ADSENSE AQUI PARA POSTS COM 14 DIAS OU MAIS PARA A CATEGORIA 1
<?php } ?>

 

CONCLUSÃO
Todos estes truques podem funcionar ou não funcionar em blogs parecidos ou idênticos. Tudo depende de vários factores, inclusivamente do tipo de tráfego e leitores que o visitam regularmente.
Procure fazer experiências e procurar alternativas à sua estratégia actual de rentabilização com Google Adsense.

Aproveite e deixe a sua opinião sobre como optimizar e melhorar os rendimentos com Adsense em blogs e website!

Até Já!


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