quinta-feira, 16 de abril de 2009

Estou a perder subscritores RSS, o que devo fazer? - 10 dicas para inverter a situação!

Posted: 16 Apr 2009 05:24 AM PDT

Embora já tenha referido inúmeras vezes aqui no blog, que não é importante analisar as suas estatísticas todos os dias, sob forma de manter a sua sanidade mental e profissional, a verdade é que os dados métricos do seu blog são extremamente importantes na análise ao crescimento que este está a ter, ou não.
Como sempre referi desde o ínicio, o número de subscritores RSS é quanto a mim um dos dados mais importantes de um blog, uma vez que representa uma audiência fidelizada e que se interessa recorrentemente pelos conteúdos que são publicados. Receber muitos visitantes todos os dias é importante, mas esse dado não representa o real valor do blog em termos de leitores regulares e fidelizados à marca. Os visitantes vão e vêm, mas são os subscritores que fazem com que este se destaque da concorrência.

É importante portanto, fazer crescer ao máximo o número de subscritores do seu blog. No entanto, o que acontece quando a sua massa de subscritores começa a descrescer? Qual a estratégia que deverá colocar em prática para inverter a situação e voltar a um crescimento saudável? Nós damos-lhe 10 dicas!

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1. ANÁLISE O TEMPO DE QUEDA
Quando se trabalha com um serviço de subscrição RSS como o Feedburner, é necessário ter-se muita atenção às quedas que por vezes aparecem nas estatísticas do software. Embora seja natural o seu Feed subir e descer regularmente durante vários períodos de um mês, é importante que você perceba o real valor da queda. Num Feed com 500 subscritores, se você descer cerca de 100 subscritores num espaço de 4 ou 5 dias, provavelmente a situação é preocupante. No entanto, se você tiver um feed com cerca de 3000 ou mais subscritores, uma perda de 100 subscritores poderá não ser alarmante e pode estar unicamente relacionada com o timming de leitura dos seus subscritores. Como provavelmente saberá, o número estatístico de subscritores representa o número de leitores que acederem aos feeds ou leram os conteúdos nas últimas 24 horas. Se por ventura 20 ou 30 leitores não visitarem o feed nesse dia, não irão entrar para a estatística do dia seguinte.

Mantenha-se calmo e analise a evolução do seu contador ao longo da próxima semana. Se verificar uma subida, mesmo que ligeira, ela poderá representar precisamente o que referi em cima. Se por ventura o seu Feed continuar a cair, é melhor você ler rapidamente os 9 pontos que se encontram em baixo.

2. O SEU BLOG É ACTUALIZADO REGULARMENTE?
Tirar umas férias do seu blog é algo que recomendo vivamente de tempos a tempos. No entanto, desligar o botão pode ter dois feedbacks possíveis por parte da sua audiência: ou o número de subscritores aumenta porque os visitantes regulares deixam de ter paciência para visitar o endereço todos os dias à procura de conteúdos, ou então o número de subscritores decresce porque estes não sentem necessidade em mantê-lo no leitor de Feeds se você não tem valor acrescentado para eles.
Se por ventura o seu número de subscritores está a descer, considere voltar ao activo e/ou pelo menos começar a escrever com maior regularidade (1 artigo / dia).

3. O SEU BLOG É INTERACTIVO?
Um dos grandes problemas dos blogs de hoje, prende-se com a dificuldade que estes têm em reunir uma grande massa de leitores em torno dos temas publicados. Se por ventura você se limita a narrar notícias, histórias, ou a contar um qualquer facto do seu dia-a-dia, é provável que o número de comentários seja diminuto. Se por ventura você começar a interagir um pouco mais com os seus leitores, fazendo-lhes perguntas, dando-lhes exemplos, respondendo as suas dúvidas, entre outras coisas, a probabilidade de estes o subscreverem é muito maior. Se não existir interacção, a probabilidade dos seus leitores o abandonarem é muito maior.

4. ALGUÉM CONSEGUE APRENDER CONSIGO?
Verdade seja dita, alguém só subscreve um blog se tiver alguma coisa para aprender com ele. Comece por analisar os conteúdos que publicou no seu blog nos últimos meses, e tente perceber de que forma você ofereceu valor acrescentado aos seus leitores. De que forma você lhes ensinou alguma coisa importante?
Qualquer que seja o seu nicho de mercado, se você não der aos seus leitores aquilo que eles procuram, será extremamente díficil conseguir tê-los de volta novamente.

5. TÍTULOS SENSACIONALISTAS
Já referi inúmeras vezes a importância de um bom título num artigo. Por melhor que seja o seu conteúdo, se ele não tiver um título atractivo, poderá cair por terra. É extremamente importante que você se empenhe tanto na produção do seu conteúdo, como na produção do seu título. Como referi em cima, se o título não for atractivo, o seu leitor não irá lê-lo, e provavelmente também não estará interessado em subscrever o blog para continuar a receber títulos pouco atractivos. Entende? :)

6. FAÇA UMA COMPETIÇÃO!
Uma das formas de aumentar o seu número de subscritores RSS ou inverter uma situação de declinio, passa seguramente por uma competição ou promoção. Qualquer que seja a oferta que você faça, exija aos seus leitores que subscrevam o seu blog por Email ou RSS.
Tal como acontece aqui no blog, todos os meses oferecemos uma cópia do livro ProBlogger a um dos subscritores de Email que acompanham regularmente o blog. Além de usufruir do conteúdo no seu email, regularmente, o leitor ainda se habilita a levar para casa um livro. Independentemente de o leitor se interessar pelo livro ou não, ele sentirá estimulo para subscrever o blog!

7. COLABORE COM OUTROS BLOGUEIROS
Se por ventura conhece outros blogueiros no mesmo nicho de mercado que o seu, procure conversar com eles e encontrar uma estratégia que seja rentável a ambos do ponto de vista da promoção e marketing. Existem várias opções disponíveis que poderão ajudá-lo a si e a ele, a aumentar o número de subscritores gradualmente: guest-posts, promoção dos blogs, envio de backlinks regulares, troca de publicidade, entre outras coisas. Se por ventura não sentir que a sua concorrência está interessada nesse tipo de interacção, direccione a sua estratégia apenas para a produção de guest-posts.

8. SEJA HONESTO E HUMILDE
Quando visito um blog, seja ele de quem for, e verifico que o seu autor tem a mania que sabe tudo sobre tudo, e acima de tudo, que se considera o melhor, a probabilidade de subscrever esse blog é muito reduzida. O estrelato deverá ser sempre conseguido através da honestidade e humildade, e serão os seus subscritores, a sua audiência, os seus resultados a falar por si, e não você próprio a auto intitular-se ‘o maior!’. Portanto, se pretende agarrar mais leitores e subscritores para o seu blog, comece por ser honesto consigo mesmo e humilde nas suas aparições. Se por ventura já o é, não abdique disso, nunca!

9. ANALISE OS ARTIGOS DE MAIOR SUCESSO
Visite o histórico do seu blog e o seu Google Analytics, e procure pelos artigos de maior sucesso do seu blog. Compreenda o porquê de estes artigos terem arrastado tantos leitores e comentários, e tente voltar a produzir conteúdos com características semelhantes. Se por ventura você é seguido por uma massa densa de leitores que o admiram pela sua capacidade para ganhar dinheiro na internet, então aproveite esse dado para explicar passo-a-passo como é que você ganha esse mesmo dinheiro. Seguramente que os leitores não irão querer perder pitada sobre o seu sucesso, o que significa mais subscritores imediatos!

10. QUESTIONE OS SEUS LEITORES
Quando tudo o resto falhar, resta-nos a imaginação. Se chegou ao ponto nº10 e ainda continua a perder subscritores, é altura de confrontar os factos com os dados. Crie um artigo no seu blog, numa aproximação humilde, e questione os seus leitores directamente sobre o que estes mais gostariam de ver publicado no blog. Muitas vezes é díficil imaginar o que os seus leitores desejam, portanto, faça-lhes essa pergunta directamente. Vai ver que as respostas serão surpreendentes, e rapidamente você irá encontrar um caminho certo para o sucesso!

 

E você, se estiver a perder subscritores, o que faria para inverter a situação?
Deixe o seu comentário!

Até Já!


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