segunda-feira, 6 de abril de 2009

Deverá um blogueiro/webmaster ter múltiplos websites e blogs?

Posted: 06 Apr 2009 10:20 AM PDT

multiplicidade

Uma das coisas que mais frequentemente se vêem na web neste momento, são blogueiros e webmasters com múltiplos projectos. No entanto, a grande maioria dos profissionais numa pensa ou idealiza uma estratégia de múltiplos projectos e/ou o porquê de abrir mais do que um projecto em simultâneo.
A estratégia de múltiplos projectos é, na sua grande maioria dos casos, uma das formas de canalizar tráfego, visitantes e leitores regulares, a partir de um chamado ‘túnel’.

Quando um webmaster tem um projecto autoritário na web, com bastante tráfego e subscritores regulares, uma das melhores formas de ganhar terreno imediatamente, passa por canalizar esse mesmo tráfego para outros projectos paralelos. No entanto, o erro mais frequente que vejo na web, são webmasters que abrem múltiplos projectos sem que na verdade um deles seja autoritário. Se por ventura ainda não tem um site ou blog com autoridade no seu nicho de mercado, foque-se primeiro na conquista desse objectivo!

NICHOS vs. GENERALISTAS
Nos dias de hoje, abrir websites ou blogs extremamente generalistas é seguramente uma estratégia de grande risco. Há medida que a blogosfera e a web se foram adaptando às necessidades dos consumidores, foram aparecendo cada vez mais projectos relacionados com nichos de mercado autênticos. Esses nichos acabam por se tornar mais-valias para o mercado uma vez que dispõem de informação mais precisa e actualizada, ao mesmo tempo que oferecem valor acrescentado ao consumidor.

Além disso, os nichos de mercado tornam-se igualmente mais eficientes de um ponto de vista económico, traduzem-se em maior rendibilidade para o webmaster, e resultam em tráfego extremamente especializado. Essa especialização tem também um valor muito importante, ao mesmo tempo que torna a rentabilização mais simples através de programas de afiliação e marketing direccionado ao tipo de consumidor.

A ESCOLHA DOS DOMÍNIOS
Quando se pretende criar uma estrutura de múltiplos projectos online, existem sempre dois tipos de abordagens possíveis: ou o webmaster recorre a subdomínios, ou então compra domínios únicos para cada projecto.
Enquanto webmaster prefiro sempre recorrer a domínios próprios para determinados projectos. Tal como acontece com algumas das grandes empresas da web, um domínio e uma marca própria traduzem-se sempre em maior confiança para o consumidor. Foi o aconteceu por exemplo com o Google Video e o Youtube.

No entanto, dependendo do tipo de necessidade, os subdomínios podem ser extremamente eficientes. Se o webmaster pretende concentrar-se ao máximo na sua área de acção (imaginemos dinheiro), ele poderá ter o seu website ou blog autoritário, e recorrer aos subdomínios para criar múltiplos canais dentro do mesmo nicho de mercado. Alguns exemplos poderiam ser por exemplo um centro de emprego, uma secção de tutoriais sobre como poupar dinheiro, entre outras coisas.
Dessa forma, o webmaster consegue atacar os motores de busca em palavras-chave e termos completamente distintos, sem que na verdade saia do seu raio de acção, o dinheiro.

LINKS E AUTORIDADE
Quando se inicia a construção de produtos paralelos na web, sejam eles sites ou blogs, regra geral o webmaster incorre no erro de procurar partilhar a sua autoridade com todo o tipo de sites que possui ou passa a possuir. Quando se tem um projecto sobre saúde, por exemplo, não é lógico e muito menos coerente, estar a aproveitar a autoridade desse website para fazer crescer um segundo projecto relacionado com automóveis. O Google (e regra geral os motores de busca todos) não é burro, e quase sempre consegue encontrar este tipo de estratégias.

Do ponto de vista do SEO e da optimização de palavras-chave e termos para os motores de busca, faz muito mais sentido aproveitar a popularidade do projecto sobre saúde, para ajudar ao crescimento de sub-projectos relacionados com a área, sejam eles medicamentos, médicos, programas de saúde, etc. Quanto mais relacionado for o assunto, maior será a probabilidade de o Google considerar isso benéfico do ponto de vista de linkbuilding e de passagem de autoridade.

Outra estratégia prende-se com a autoridade global de cada um dos sites. Compreenda que nem todos os seus projectos necessitam de ser sumidades nos nichos de mercado onde actuam. Você poderá simplesmente ter projectos que visam o redireccionamento de leitores, subscritores e clientes, para outros projectos da sua rede com maior autoridade e/ou a partir dos quais você tem maior facilidade em ganhar dinheiro e converter esses mesmos leitores.

ESTATUTO
Depois de você se conseguir estabelecer dentro de um determinado nicho de mercado, marcando a sua autoridade, reconhecimento e conhecimento, tudo se torna mais fácil, em teoria. Um autor que seja reconhecido numa determinada área tem à partida mais facilidade em abrir novos projectos e em direccionar essa autoridade e popularidade.

No entanto, aproveitar a popularidade do seu blog para abrir outros projectos em áreas completamente distintas poderá revelar-se um autêntico tiro no pé. Dependendo do quão diferentes essas áreas são, essa estratégia poderá significar começar tudo do zero. Se imaginar que você tem um projecto autoritário na área do Ténis, e pretende abrir um segundo projecto sobre finanças pessoais, a probabilidade de conseguir direccionar a sua autoridade e popularidade, é muito baixa.

Com isto chegamos à conclusão de que é sempre mais fácil direccionar os seus leitores e a sua popularidade em nichos de mercado que estejam directamente relacionados com a sua área de acção principal. Quando se tenta rentabilizar e popularizar projectos em nichos de mercado não relacionados, na maioria dos casos isso significa começar do zero.

MONETIZAÇÃO
Há medida que uma rede de conteúdos se expande na blogosfera ou na internet em geral, mais oportunidades se vão criando também. Isso significa que quanto maior for a sua audiência e mais dispare ela for também, mais oportunidades você terá de preencher as necessidades de anunciantes completamente dispares e em áreas e modelos de negócio distintos.

No entanto, e como referi em cima, quanto maior a disparidade entre áreas de negócio, maior será a dificuldade de criar e/ou passar a autoridade já construída.

 

E você, prefere ter vários projectos num único nicho, ou em nichos distintos?

Até Já!


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