quarta-feira, 15 de abril de 2009

O vencedor do livro ProBlogger de Março é…

Posted: 15 Apr 2009 09:15 AM PDT

problogger

Embora um pouco atrasado, vimos hoje dar a conhecer o vencedor do livro ‘ProBlogger’ para o mês de Março que passou. Para quem ainda não subscreveu o blog por email, fique sabendo que em Janeiro lançámos uma promoção, a partir da qual passámos a oferecer todos os meses um livro ‘ProBlogger’ a um dos dos subscritores do blog. No entanto, apenas os subscritores por email são válidos, uma vez que se torna possível saber quem são e formalizar um contacto directo. Se por ventura subscreve o blog por leitor de RSS, poderá também subscrevê-lo por email e aproveitar a oportunidade.

Como já havia referido no mês passado, não irei contabilizar nunca, subscritores que tenham os feeds em pausa ou que não tenham confirmado o endereço para recebimento dos Feeds diários. Se por ventura ainda não recebe diariamente os conteúdos do blog no seu email, procure verificar se tem o seu endereço confirmado.

Como havia também referido, o vencedor é escolhido sempre no ínicio do mês seguinte, recorrendo à listagem de subscritores de email do blog, e devidamente retirado aleatoriamente da lista através do software online Random.org. A listagem conta com os primeiros 10 escolhidos pelo sistema, sendo que o primeiro é o vencedor do livro e terá 7 dias para responder ao meu email reclamando o seu prémio. Se por ventura não o fizer dentro do prazo, será enviado um email ao segundo classificado e assim sucessivamente até alguém reclamar o prémio. Na imagem que publicamos em baixo, os listados a vermelho são leitores que têm os feeds em pausa ou sem confirmação ainda efectuada. Como consideramos que estes não lêem os conteúdos do blog regularmente, não se encontram classificados para receber o livro.

O livro é enviado para a morada do vencedor, sem qualquer custo acrescido e para qualquer parte do mundo.
No mês de Abril todos os subscritores actuais e novos entrarão em concurso novamente, sendo que no final do mês é exportada a lista de subscritores regulares e decidido novamente qual o vencedor do mês seguinte. Existe a pequena probabilidade de a mesma pessoa ganhar o livro mais do que uma vez, embora as 'odds' sejam relativamente baixas para uma situação desse tipo.

vencedores problogger

O Fique-Rico é hoje lido por mais de 4500 pessoas únicas por dia, e representa um espaço de aprendizagem e troca de opiniões acerca da blogosfera, da criação e rentabilização de blogs, entre outros assuntos extremamente importantes e essênciais para quem pretende ganhar dinheiro e notariedade na internet.

Se por ventura não estiver interessado no livro PROBLOGGER, poderá sempre subscrever-nos para receber os nossos conteúdos diários, comodamente, no seu email!

Boa Sorte e Até Já!


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O vencedor do livro ProBlogger de Março é…

Estará você demasiado obcecado com os rendimentos do seu blog?

Posted: 15 Apr 2009 04:00 AM PDT

É verdade que quando me iniciei neste mundo do Make Money Online (MMO), subscrevia demasiados blogs e websites relacionados com a área, tanto ‘lá fora’ como ‘cá dentro’. No entanto e ao longo do tempo, fui perdendo interesse na subscrição de alguns deles, muito por culpa das mudanças editoriais que os seus autores foram praticando ao longo do tempo. Denota-se na grande maioria deles uma necessidade urgente de ganhar dinheiro com o leitor, e acima de tudo espremer ao máximo todo o sumo que esse mesmo leitor tem para dar…

Provavelmente tanto eu como você conseguimo-nos lembrar de um blog muito interessante que liamos com regularidade mas que ao longo do tempo foi perdendo a sua credibilidade pelo excesso de motivação que este tinha para ganhar dinheiro com esse mesmo blog. Links atrás de links, muitos artigos pagos, muitas tentativas de converter o leitor em todo o tipo de programas e mais alguns, entre outras coisas. Em quase todos estes casos, a qualidade dos conteúdos cai à medida que o seu autor pretende ganhar mais e mais dinheiro. No entanto, é possível ser-se profissional, ganhar bom dinheiro e ainda assim manter os seus leitores satisfeitos e atentos ao que você desenvolve. Vamos ver de que forma os seus anúncios não deverão levar os seus leitores à loucura!

obcessão

RECONHECIMENTO
Embora há algum tempo atrás não fosse aceitável encher um blog com publicidade, por uma questão de ética profissional, a verdade é que hoje praticamente todo o mundo tem noção de que existem custos associados à produção do trabalho que é diariamente colocado em blogs e websites.
No entanto, um exemplo que poderá ajudar aos seus leitores a percepcionar o valor do trabalho que você desenvolve, pod ser uma caixa de doações. Se você pedir aos seus leitores para doarem o que desejarem ao seu blog, você irá receber dois tipos de feedbacks: o primeiro serão aqueles que não se importam de doar uma determinada quantia em prol de um dos seus blogs favoritos, e a segunda será aquele agrupamento de leitores que não está interessado em doar, mas reconhece que o trabalho que você exerce deverá ser pago e/ou rentabilizado a partir de banners ou outras formas de publicidade. Este reconhecimento é o ponto principal para manter os seus leitores interessados na sua obra.

ARTIGOS PAGOS
Com que regularidade você publica artigos pagos no seu blog? É óbvio que um blog tem uma enorme facilidade em captar a atenção de empresas e profissionais interessados em anunciar produtos ou marcas, especialmente se o seu número de subscritores RSS for bastante elevado. No entanto, até que ponto você deverá escrever sobre um produto que nada tem a ver com o seu website ou blog? Se você tem um blog sobre ‘Dinheiro’, de que lhe interessa escrever um artigo sobre produtos farmacêuticos?

Um dado muito importante, prende-se com a regularidade com que você publica artigos pagos. Se os seus leitores olharem para trás e verificarem que nos seus últimos 8 artigos, cerca de 6 deles eram pagos, é bem provável que uma fatia desses leitores tenha vontade de remover a subscrição do mesmo.
Se pretende escrever artigos pagos, crie um código de conduta para o seu blog e não coloque online 1 artigo pago sem que antes tenha dado aos seus leitores 8 ou 10 artigos de qualidade.
Não se esqueça que a rentabilização do seu blog é directamente proporcional ao número de leitores regulares do mesmo, o que significa que se você pretende ganhar dinheiro recorrendo ao spam, você irá acabar sem leitores e sem rendimentos.

Portanto, se pretende fazer artigos pagos no seu blog, lembre-se de várias coisas:

  • faça-o a cada 8 ou 10 artigos de qualidade
  • faça-o se o conteúdo estiver associado à temática do seu blog
  • indique no final do artigo que este era um post patrocinado

LINKS DE AFILIAÇÃO
Só porque você tem vários programas de afiliação disponíveis, não significa que você tenha de colocar um link em cada palavra que você escreve, ou tentar ganhar dinheiro com todo e qualquer tipo de link que você coloque no seu blog. Muito menos você deverá adaptar os conteúdos do seu blog de acordo com os programas de afiliação que você tem disponíveis.
Uma das coisas mais detestáveis do ponto de vista de um leitor, é ler um texto que contem cerca de 4 a 5 links por cada 10 palavras escritas. A primeira sensação que um leitor tem, é que está a ser usado como forma de rentabilização, o que só por si já não é muito positivo.

Não existe nada de mal com os links de afiliação, mas tal como os artigos pagos, deverão ser usados com mestria e equilibrio.

RELEVÂNCIA
Independentemente de você ser contactado por N empresas interessadas em publicitar no seu blog, seja com banners publicitários ou links de texto, é extremamente importante que você aceite apenas anunciantes relevantes para o seu nicho de mercado. Pouco ou nada interessa você anunciar empresas que não trazem valor acrescentado aos seus leitores, mesmo que isso lhe custe 20EUR por mês.

NÃO COMETA EXCESSOS
É tão importante manter os seus anunciantes dentro do seu nicho de mercado, como é o de manter o seu website ou blog são e saudável. Excesso de banners publicitários é algo que nos dia de hoje só afasta os leitores, ao mesmo tempo que se traduz num rendimento de menor qualidade para quem anuncia.
Se pretende que os seus leitores sejam tolerantes aos seus anunciantes, vá adicionando pequenos banners gradualmente e se ferir a leitura do seu blog. O formato de 125×125 pixeis funciona extremamente bem na barra lateral, mas não deverá exceder os 8 ou 10 banners.

RETORNO DO INVESTIMENTO
Se por ventura você é daqueles autores que adora colocar links de afiliação em tudo quanto é palavras, tenha pelo menos a inteligência suficiente para fazer um tracking de qualidade a esses mesmos links. Será que vale a pena utilizar esses 37 programas de afiliação que você está constantemente a anunciar? Afinal são apenas 6 programas aqueles que convertem com qualidade?
Se não pretende cometer o erro de ser engolido pelo seu próprio ovo de colombo, coloque em causa a quantidade de anunciantes e programas de afiliados que corre no seu blog, e analise até que ponto esses mesmos programas justificam a perda de leitores regulares que se sentem incomodados com o excesso de publicidade.

HÁ MAIS VIDA ALÉM DO ADSENSE
Por mais que você pense que o Google Adsense é a sua única fonte de receita credível, desengane-se. Existem muitas outras formas de ganhar dinheiro com um blog, nomeadamente através da venda de publicidade directa, através de programas de afiliação, através de empresas como a Linkworth, a Teliad, entre outras.
Existem muitas formas de ganhar dinheiro com um blog além do Adsense. Acredite que você é apenas mais um entre centenas, que acreditam que o Adsense é a única forma de rentabilizar eficientemente um blog.

NÃO COLOQUE OS OVOS TODOS NA MESMA CESTA
Se você imaginar que o seu blog atinge um estatuto extremamente elevado, e que você ganha alguns milhares de dólares por mês com o Adsense, você provavelmente sente-se bem com isso. No entanto, alguma vez imaginou o que poderia acontecer se o seu blog fosse banido do Google ou mesmo do Adsense? De que forma é que você iria continuar a sustentá-lo?
Como referimos em cima, é importante utilizar outros programas de rentabilização para blogs, nomeadamente os programas de afiliação. Recomendamos sempre a inscrição do seu blog nas plataformas de afiliação da Netaffiliation e da Zanox, que oferecem várias dezenas de programas de afiliados rentáveis e de grande qualidade.

A REGRA DA SENSATEZ
Da próxima vez que pensar no anunciante que está interessado em investir algumas dezenas ou centenas de euros no seu blog, para lhe colocar alguns banners publicitários e links que nada têm a ver com o conteúdo do seu blog, pense duas vezes. Embora a primeira reacção seja algo do tipo “boa, vou conseguir ganhar muito dinheiro com isto!”, a verdade é que a longo prazo você estará a alienar os seus leitores e subscritores, e acabará sem anunciantes, sem tráfego e sem rendimentos. A sensatez é e deverá ser sempre, a regra de ouro!

 

E você, será que está demasiado obcecado com os rendimentos do seu blog? :)

Até Já!


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